Aciaat

Lojas já contratam funcionários temporários para o final do ano

Faltando quase dois meses para o fim do ano, as vagas para serviços temporários em estabelecimentos comerciais começam a aparecer. Isto porque, o movimento chega a duplicar entre os meses de novembro e dezembro, devido às datas comemorativas e o maior poder aquisitivo decorrente do pagamento do 13º salário aos trabalhadores.

Empresários devem se atentar para a divulgação e contratação antecipada de funcionários para o período. Isto porque, em novembro os comerciantes podem sentir dificuldades de encontrar mão de obra disponível.

Além de garantir o funcionário, o empresário que antecipar a contratação dos empregados temporários terá maior tempo para treinar e enquadrar o trabalhador dentro dos padrões da empresa. “Temos duas lojas e em cada uma delas já estamos com duas funcionárias temporárias. Até o começo de outubro já queremos estar com o quadro de funcionários para o final do ano completo. Como nosso segmento é o de calçados e trabalhamos com diversas marcas, é necessário que a funcionária tenha conhecimento amplo, por isso, antecipamos a contratação para que haja treinamento”, destaca a gerente de uma loja de calçados, Sirlei Ferreira.

Segundo Sirlei, a loja que possui um quadro fixo de 12 vendedores e contrata em média mais seis para o final do ano. “É muito relativo o número de contratados. Mas temos duas temporárias em cada loja, e anunciamos mais vagas na Agência do Trabalhador”, conta a gerente de loja.

AGÊNCIA

A Agência do Trabalhador é o recurso mais utilizado por empresários e trabalhadores para a contratação temporária. Segundo o gerente de uma das unidades da agência no Paraná, Gilberto Truiz, os empresários já passaram por outro grande período de procura por funcionários para esta modalidade de emprego nesse ano. “Até esses dias eram as indústrias que procuravam trabalhadores temporários, isto porque, procuravam mão de obra para suprir a demanda de produção para o final do ano. Agora é a vez do comércio”, destaca ele.

No entanto, os empregos temporários são frequentes na lista de vagas da Agência. “Sempre temos vagas para períodos curtos de contratações. Quem tiver interesse pode procurar a Agência do Trabalhador. A remuneração muitas vezes é atrativa”, relata Truiz.

O gerente também aconselha empresários a já iniciarem o processo de divulgação das vagas. “É importante que se contrate antes para que o funcionário possa passar por treinamento. Além disso, se deixar muito próximo a novembro, o empresário pode correr o risco de não ter pessoas disponíveis”, alerta Truiz.

OPORTUNIDADE

O serviço temporário pode servir de alavanca para uma efetivação. Segundo Truiz, o índice de registro em carteira é grande após o período do final do ano. “É a oportunidade que o trabalhador tem de mostrar sua capacidade e de se destacar no ambiente de trabalho. Se o patrão gostar do serviço, dificilmente não efetivará”, destaca ele.

A gerente da loja confirma a possibilidade de efetivação. Segundo ela, a empresa se organizou de uma forma que as férias de seus funcionários sejam liberadas entre janeiro, fevereiro e março. “As funcionárias temporárias que mais se destacarem, cobrirão o período de férias das outras funcionárias mais antigas”, explica Sirlei.