Aciaat

Paraná líder no varejo

O estado ficou em quarto no ranking nacional e apresentou o dobro da média do país


O Paraná apresentou índices muito elevados na pesquisa feita pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), sobre o crescimento do comércio varejista no mês de novembro de 2011. Os dados foram divulgados na última quinta-feira (12) e colocaram o estado em primeiro lugar de crescimento do ramo na região Sul do país com 6,4%, contra 4,7% de Santa Catarina e 1,8% do Rio Grande do Sul. Além disso, foi o dobro da média nacional (3,2%), ficando atrás apenas de Tocantins (16,4%), Roraima (7,5%) e Amazonas (7,1%).

O crescimento foi impulsionado por supermercados, móveis e eletrodomésticos, produtos farmacêuticos e cosméticos, materiais de construção e equipamentos de informáticas. Segundo o presidente do Ipardes, Gilmar Mendes Lourenço, essa alavancada deve-se por se tratar de segmentos bastante sensíveis a junção de acréscimos de massa de salários, de créditos e ao grande consumo e incentivação para construção civil.

Também foi destacado que a Região Metropolitana de Curitiba apresentou a menor taxa de desemprego das outras regiões metropolitanas de todo país, com média de 3,8% da População Economicamente Ativa, contra 6,1% do restante do país. Os trabalhadores dessa região ainda apresentaram rendimento mensal em novembro de R$ 1800,00, e fez com que o Paraná assumisse a liderança no quadro nacional.