Aciaat

Confiança do consumidor recua e vai ao menor nível histórico pela 3ª vez seguida

A confiança do consumidor brasileiro voltou caiu em setembro pelo quinto mês seguido, ao recuar 5,3 por cento na comparação com o mês anterior, atingindo o menor nível histórico pela terceira vez seguida.

A Fundação Getulio Vargas informou nesta quinta-feira que o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) foi a 76,3 pontos em setembro, contra 80,6 pontos em agosto.

“A queda do ICC em setembro decorre da deterioração dos fatores que vêm determinando a piora das expectativas ao longo dos últimos 12 meses: enfraquecimento da atividade econômica, com reflexo crescente no mercado de trabalho, aceleração da inflação e aumento da incerteza”, resumiu a coordenadora da sondagem, Viviane Seda Bittencourt, em nota.

O Índice da Situação Atual (ISA) teve queda de 6,0 por cento em setembro, para 67,1 pontos, atingindo nova mínima histórica pela sexta vez este ano.

Já o Índice de Expectativas recuou 5,4 por cento, para 81,1 pontos, também novo patamar mais baixo da série.

A confiança do consumidor brasileiro vem sofrendo diante do cenário de recessão econômica no país, inflação e taxa de juros altas e aumento do desemprego, além da forte crise política no momento.

(Por Camila Moreira – UOL)