Dia das Mães, dos Namorados, dos Pais, das Crianças, Páscoa, Natal, enfim, são várias as datas comemorativas que nasceram para abrir os bolsos dos consumidores e agradar os bolsos dos comerciantes. São nessas datas que os empresários devem se atentar à oportunidade de aumentar suas vendas e acima de tudo na possibilidade de ganhar um novo cliente.
Existem dois tipos de clientes nessas datas: os decididos que já saem de casa sabendo com o que irão presentear e, os indecisos que saem em busca de encontrar algo que lhes chamem a atenção. O segundo tipo de cliente é o mais comum, e os vendedores devem estar prontos para suprir sua indecisão.
O primeiro passo é trazer o cliente para dentro de sua loja, para isso, uma vitrine atrativa e um cartaz de promoção são itens essências. “Existem datas que eu decido que não vou presentear ninguém. Mas quando começo a andar na rua e vejo todo aquele cenário preparado para data, não tem como resistir. E se resisto e encontro uma placa de promoção, pronto, já entrei e comprei”, revela a agente comercial, Tânia Souza Cordeiro.
Pronto, o cliente já está dentro de sua loja, agora é hora conquistá-lo. Um bom atendimento é a base de uma excelente venda. O vendedor deve apresentar inúmeras opções para seu cliente. Deixá-lo na indecisão dentro da loja é uma tática que pode impedi-lo de sair do estabelecimento, afinal, dificilmente ele vai querer procurar outros produtos que os deixem mais em dúvida.
Tentar descobrir características da pessoa que será presenteada é outro ponto importante. Procurar presentes para alguém não é uma tarefa fácil, e ter alguém que aconselhe é uma mão na roda.
Quando a venda for finalizada, o vendedor deve se atentar para a próxima data comemorativa. Diga que, por exemplo, que existem produtos ótimos para o Dia dos Pais. Se o consumidor indeciso perceber que o atendente é mais do que um vendedor, mas sim, um consultor, não tenha dúvidas de que ele irá voltar!
DATAS PREFERIDAS
As data campeã de vendas para os comerciantes é o Natal, por ser uma data pouco restrita para presenteados, além do alto poder de consumo na época devido ao décimo terceiro salário. Em seguida vem o Dia das Mães juntamente com o Dia das Crianças e a Páscoa. Já o Dia dos Namorados e Dia dos Pais ocupam o terceiro lugar do ranking.
DIA DOS PAIS
Segundo pesquisas, o Dia dos Pais vem ganhando mais presenteadores do que em anos anteriores. E as opções de presentes estão se inovando. Com pais mais modernos, o setor de perfumaria e cosméticos vem apostando na data. Acredita-se que a data movimente 5% a mais de venda neste setor.
Em 2011, o comércio teve um índice de vendas nesta data de aproximadamente 10% a mais do que o ano anterior.